Timidez

A timidez é um traço de personalidade caracterizado por elevado grau de discrição, sendo este um possível sintoma de algum transtorno, como o transtorno de ansiedade social – a fobia social. Geralmente, indivíduos tímidos se comportam de forma reservada, especialmente na presença de desconhecidos, podendo levar a dificuldades no convívio social. No entanto, ser reservado ainda é considerado um comportamento saudável, em que timidez por si só não causa interferência significativa na rotina do indivíduo.

Falar em público ou pedir informações na rua pode ser extremamente constrangedor para alguém tímido, mas com algum esforço consegue concluir suas tarefas. Em outras pessoas, a timidez pode constituir um quadro subclínico de fobia social, quando não há sintomas suficientes para caracterizar a doença pontualmente, mas é possível observar sua latência.

Quem sofre de fobia social tende a evitar qualquer tipo de interação social, mesmo que isso lhe traga prejuízo. Em casos extremos, quando forçada à exposição, a pessoa pode apresentar sinais de pânico.

Entre as manifestações físicas de ansiedade que gera a timidez verifica-se taquicardia, sudorese excessiva, falta de ar, mãos geladas e úmidas, dor de barriga, diarreia, urgência miccional, ondas de calor, rosto ruborizado e tonturas. Pacientes com fobia social são mais suscetíveis a desenvolver dependência química e, ainda, outras doenças psiquiátricas como ansiedade generalizada ou depressão.

Uma das dificuldades no tratamento do transtorno de ansiedade social é justamente a inibição, que dificulta a abordagem do problema pelo profissional e demais pessoas próximas. Contudo, ao longo do tempo o psicólogo trabalha para ganhar a confiança do paciente e desenvolve com ele maneiras de controlar a timidez.

É importante o paciente entender que não há o que temer, nem motivo para isolamento. A cooperação de pessoas de confiança ajuda o portador de fobia social sinta-se menos acuado. Um psiquiatra pode ser consultado quando houver a necessidade de medicamentos para timidez que aliviem a ansiedade e diminuam a vergonha.