Conformidade Informacional, experimento de Solomon Asch

O psicólogo polonês Solomon Asch criou uma série de experimentos relacionados a psicologia social. Em um deles, em 1951, talvez o mais famoso deles, Asch reuniu várias pessoas para que lhes dessem algumas respostas acerca do material que apresentaria a elas. Com exceção de um participante, todos os demais sabiam do experimento.

Eram duas cartas. Na primeira, à esquerda, havia o desenho de uma linha vertical, enquanto na outra da direita, três linhas de cada tamanho: linha A, linha B e linha C. A resposta correta era, nitidamente, a letra C. Não se tratava de uma charada. Entretanto, todos os participantes responderam propositalmente a letra A. Quando perguntado e sem saber o que acontecia, acabou respondendo a mesma que os demais.

Concluiu o psicólogo que, a ação de concordar com o restante do grupo acontece justamente porque ele acaba convencido pela unanimidade. Mais que isso, o indivíduo teme destoar do grupo, sentindo-se pressionado a concordar para não ser repreendido, correndo o risco de perder a condição de ser social. Ou seja, o grupo influencia e age sobre cada indivíduo, já que o que sentimos e pensamos está intimamente atrelado ao mundo em que vivemos.