Orientação Psicológica Online

Comum em outros países, a Orientação Psicológica Online é uma forma de atendimento psicológico já regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e tem sido uma ferramenta importante principalmente para situações pontuais. Esse tipo de atendimento visa o aconselhamento e/ou avaliação de alguma questão que cause sofrimento emocional, realizado pelo Psicólogo(a) graduado(a), registrado e autorizado pelo CFP.

O maior exemplo de eficácia dessa modalidade de atendimento acontece na Finlândia, e que deve ser adotado também no Reino Unido. O Mental Health Hub é amplamente frequentado, disponibilizando profissionais para regiões onde o acesso a esse tipo de atendimento é escasso.

Pesquisas mostraram que em um período de três meses, os níveis de depressão dos pacientes diminuíram em 10 pontos, conforme medido pelo Inventário de Depressão de Beck, um instrumento amplamente usado para medir a doença.

Apenas em novembro de 2016, o hub contabilizou 80.000 usuários únicos – um aumento de 70% em relação ao mesmo período no ano anterior-, onde cada paciente pode acessar as consultas via computador para questões que envolvem depressão, abuso de álcool e uma ampla gama de transtornos de ansiedade.

A orientação psicológica online trabalha com questões pontuais e específicas que são avaliadas e respondidas de forma breve e focada, sem o maior aprofundamento de uma sessão de psicoterapia. A psicoterapia é um processo contínuo que necessita vínculo maior do paciente com o profissional, ao passo que a orientação psicológica busca amenizar questões pontuais e específicas, que devem ser abordadas de forma breve e concisa.

Veja também psiquiatra online em Porto Alegre.

Artigos relacionados