Tratamento da Depressão

Pessoas que sofrem de depressão, desordem também conhecida como transtorno depressivo maior, experimentam uma grande falta de entusiasmo e objetivos em sua vida. Essa sensação inclui a desilusão com o trabalho, assim como, nas relações afetivas. Indivíduos com depressão passam longos e intensos períodos de desânimo sem motivo aparente, bem como falta de motivação em atividades que antes lhes eram prazerosas.

Em razão da falta de forças e visão negativa do mundo que certa o paciente com depressão, muitas vezes, os indivíduos nessa condição acabam por terem uma vida reclusa e desprovidos de qualquer tipo de lazer e vaidade. É sintoma da depressão o paciente apresentar distúrbios severos de sono e alimentação.

No tratamento da depressão, cabe ao profissional de psicologia identificar as dificuldades emocionais, bem como, as barreiras criadas por cada um. Dessa forma, torna-se viável superar o sentimento de vazio. Com uma relação de cumplicidade entre psicólogo e paciente – chamada de transferência – é possível de forma gradual construir caminhos alternativos para superar a imensa angústia característica dessa tão temida doença chamada depressão.