Glossofobia: Medo de Falar em Público

A fobia de falar com público trata-se de um medo muito intenso e quase incontrolável de se exprimir diante de um determinado número de pessoas. Esse é um problema que também afeta algumas pessoas dadas como extrovertidas, mas que ‘congelam’ em frente ao público.

Não há uma causa em si para a fobia, no entanto, os psicólogos creem que a Glossofobia tenha raízes numa situação embaraçosa e traumática do passado, na infância ou mesmo na fase adulta. Observa-se, também, por parte dos profissionais de saúde mental é que muitos destes pacientes compartilham emoções como baixa autoestima, busca por aprovação, perfeccionismo e medo do fracasso.

Geralmente, a Glossofobia leva o paciente a experimentar sintomas como aumento da frequência cardíaca, boca seca, sudorese, tremedeira etc. Em casos mais extremos, sensação de desfalecimento, voz fraca e trêmula, pupilas dilatadas, entre outras. Para muitas dessas pessoas, a melhor forma que encontram para contornar o problema é evitar ao máximo toda e qualquer situação semelhante. No entanto, ao ‘escapar’ desses momentos, pode agravar o quadro passando do nervosismo para o pânico, só de cogitar a fazê-lo.