Tipos de Temperamento

Temperamento diz respeito às particularidades de cada pessoa no que se refere à forma de comportamento e está ligada, sobretudo, a três características: afetividade, atividade (excitação) e atenção. Ainda muito estudados, os tipos de temperamentos estão basicamente divididos em quatro: sanguíneo, fleumático, colérico e melancólico.

O temperamento sanguíneo, como o próprio nome diz, está ligado à corrente sanguínea. São seres mais expansivos, gostam de se comunicar e o fazem tanto com palavras quanto com gestos. Atraiem atenção pelo bom humor e pela simpatia. Embora sejam bastante intensos e não consigam esconder o que estão sentindo, indivíduos de temperamento sanguíneo tendem a ser bastante resilientes e perseverantes.

O temperamento fleumático está relacionado à linfa e ocorrem nas pessoas mais pacíficas, consideradas fáceis de lidar, que dificilmente perdem o controle diante de alguma adversidade. Gostam da rotina e, geralmente, preferem ambientes com tranquilidade e silêncio. No campo profissional conseguem trabalhar bem sob pressão.

O colérico é um temperamento produzido pelo fígado e tem como característica pessoas energéticas em suas ações e na busca dos objetivos. Mantêm-se confiantes frente a obstáculos e no trabalho são determinadas e geram grande atmosfera de liderança sobre os demais. Bons para cumprir metas, também agem bem diante de emergências e situações imprevistas.

No temperamento melancólico, ligado à bílis negra, os indivíduos são tímidos e reservados. São sensíveis, tendem a guardar para si os sentimentos, sendo considerados, muitas vezes, pessoas solitárias pelos que o cercam. Preferem trabalhar sozinhos, são detalhistas, perfeccionistas e capricham na organização.