Ansiedade e o alívio do medo antecipado

Ansiedade e o alívio do medo antecipado

Ansiedade é um medo antecipado e exagerado em relação a algo que supostamente possa acontecer. Quem sofre de transtorno de ansiedade vive em permanente preocupação com o futuro próximo e em longo prazo, na tentativa de evitar ou estar preparado para situações adversas. É comum, portanto, que nessas situações o indivíduo não dissocie a sensação de medo e de ansiedade.

Para o organismo, o transtorno de ansiedade é resultado da procura por alívio deste medo antecipado das “coisas darem errado”. Sem que o paciente perceba de forma consciente, busca-se constantemente prever todos os cenários possíveis, antecipando não somente o inusitado, mas também uma viável solução.

Entre os maiores medos do indivíduo que sofrem de ansiedade está passar por situações em que algo dê errado por ter sido desprevenido ou irresponsável. Para evitar a preocupação, perguntas são feitas e respondidas o tempo todo, algo como “eu não posso esquecer nada”, que pode sugerir “se eu pensar um pouco mais, posso resolver a situação” etc. Por outro lado, a ansiedade saudável pode ser resumida em um simples “espero que tudo dê certo”.

A intensa e descontrolada atividade cerebral característica deste transtorno pode levar a alto grau de nervosismo e dificuldade de concentração interferindo diretamente na rotina da pessoa afetada.

Artigos relacionados