Construtos Mentais

Construtos são padrões criados pelo indivíduo por meio da observação idealizada do mundo e as teorias pré existentes que o regem. Aos poucos, cria-se suas teorias baseadas nas próprias experiências e valores. Esse padrão de relação com o mundo é construído a partir de conceitos objetivos e subjetivos.

A psicanálise é uma especialidade que se propõe a tratar transtornos mentais por meio da história e condições atuais de vida do indivíduo. A interpretação de si próprio e do mundo ao seu redor, para a psicologia, é fruto de construtos cerebrais organizados durante o desenvolvimento do paciente. Para tanto, não se trata de uma análise clínica onde se observa as qualidades físicas no funcionamento do cérebro, mas sim ‘de que forma’ a pessoa aprendeu sentir as coisas.

Entretanto, nossas experiências durante o desenvolvimento quase sempre marcam como enxergaremos o mundo. Isso quer dizer que, diversos problemas psicológicos estão ligados a construtos mal formados por conta de experiências negativas ou traumas. Isso pode levar a pessoa adotar formas semelhantes de reagir a determinadas situações, sem entender que faz parte de um núcleo mal resolvido, levando a distorções cognitivas que, na maioria das vezes, podem ser amenizadas.

Artigos relacionados