Zona de Conforto

A expressão “zona de conforto” é bastante utilizada para se referir a indivíduos de atitudes menos flexíveis e mais conformadas em relação as adversidades da vida. Isso acontece quando, por meio de ações, pensamentos e comportamentos, o indivíduo vive sob uma dinâmica de não sentir medo, ansiedade, angústia ou risco.

Inicialmente, essa dinâmica parece favorável, dando ao indivíduo a permanente sensação de segurança, entretanto, o mesmo tende a não apostar em atitudes mais “ousadas”, criando barreiras e limites no desempenho das suas habilidades, tanto no campo profissional quanto no crescimento pessoal.

Em psicologia, e seguindo linha teórica, o indivíduo precisa aprender a operar no lado externo da zona de conforto criada, geralmente, por ele próprio. Somente assim poderá algum dia ter avanços em seu desempenho, como metas de trabalho por exemplo. Até encontrar outra zona de conforto a ser superada. Hoje, sabe-se que os indivíduos mais bem sucedidos em suas capacidades operam fora da zona de conforto, ao aumentarem cada vez mais o número de dificuldades a serem vencidas.

× Como posso te ajudar?