Caminhos para Lidar com a Depressão

Caminhos para Lidar com a Depressão

Conflitos emocionais costumam gerar momentos de tristeza e reclusão, no entanto, não podem ser comparados ao sentimento de vazio experimentado por quem sofre do transtorno depressivo maior. A depressão é uma condição incapacitante que impõe sérias dificuldades à rotina, prejudicando a qualidade de vida do indivíduo.

depressão não possui uma causa definida, acredita-se que sua base química esteja na dificuldade sináptica das substâncias ligadas ao humor. Ou seja, o cérebro não assimila alguns neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis por estabilizar as emoções. É sabido que indivíduos com histórico de depressão na família são mais suscetíveis a desenvolver a doença, o que reforça a ideia de predisposição genética.

Cabe à psicóloga analisar as dificuldades emocionais e as barreiras de cada indivíduo para superar a infelicidade. O tratamento da depressão é realizado gradualmente com a construção de uma relação de cumplicidade entre psicóloga e paciente. A confiança construída permitirá que o paciente encontre um caminho alternativo e aprenda a lidar com a depressão. O principal objetivo é recuperar a personalidade e resgatar a paixão pela vida.

Artigos relacionados