Com que idade meu filho pode iniciar um tratamento psicológico?

Com que idade meu filho pode iniciar um tratamento psicológico?

Essa é umas das várias perguntas que passam pela cabeça dos pais antes de iniciar algum tratamento psicológico com o filho. Isso acontece, principalmente, ao perceber que algo está diferente com a criança. Por vezes, alguns pais que não conseguem acompanhar tão ativamente na vida da criança, são chamados à escola para casos de falta de concentração e agitação, por exemplo, num déficit de atenção.

Comumente, é a partir dos três anos é possível iniciar um tratamento psicológico, caso seja observado por algum de seus tutores o desvio de comportamento. Assim como tudo em saúde, quanto antes iniciar um tratamento mais rápido e melhor será a compreensão da sua psicodinâmica.

Alguns comportamentos em determinadas situações podem indicar algum tipo de transtorno, como a perda do prazer em brincadeiras, tristeza com choros frequentes, isolamento, falta de concentração no colégio, atraso para desenvolver a fala, insônia ou sono o tempo todo, agressividade, apatia, vontade de retornar a hábitos superados, tais como voltar a utilizar a chupeta ou urinando na cama, entre outros comportamentos descompassados.

Artigos relacionados